Coordenação Regional da Funai no Amazonas promove encontro alusivo ao Dia do Índio

A Coordenação Regional Alto Solimões da Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada no município de Tabatinga (AM), promoveu um encontro alusivo ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. A atividade contou com a presença de servidores da fundação e indígenas.

Durante o encontro, o coordenador regional da unidade, Jorge Gerson Baruf, abordou a importância da data. “O Decreto de Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, que oficializa o 19 de abril como Dia do Índio, teve como objetivo mostrar à população brasileira o quanto a comunidade indígena contribuiu para a sua formação e, também, para que as diferentes práticas culturais das etnias indígenas fossem valorizadas”, destacou Baruf.

 

Foi pauta do encontro ainda o desafio de combater a pandemia da covid-19 e a importância da Funai, através da CR e de seus servidores, nas ações de proteção às comunidades indígenas. “Foram executadas 13 barreiras sanitárias e entregues mais de 120 mil cestas básicas até o momento na nossa região, num total de aproximadamente 240 mil que serão distribuídas às famílias indígenas”, afirmou.

CR Alto Solimões

A Coordenação Regional Alto Solimões atua junto aos indígenas das etnias Ticuna, Kokama, Kambeba, Caixana, Kanamari, Witota, Katukina, Madja-Kulina, Mura, Makuna, Maku-Yuhup/Maku-Nadeb, Ava-Canoeiro, Miranha, Mayuruna, Sateré–Mawé, Desana, Tukano e Tuyuka. Criada em 2009, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de indígenas na região do Alto Solimões, estado do Amazonas.

A área de atuação da CR Alto Solimões abrange os municípios de Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Tefé, Maraã, Japurá, Juruá e Carauari, onde vivem aproximadamente 85 mil indígenas.

 

Assessoria de Comunicação/Funai

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×
(c) 2021 - Supermegawebradio.com - Todos os Direitos Reservados